XIII Capítulo Provincial
XIII Capítulo Provincial
Onde: Butiatuba de 24-20.10.2008
Ser testemunho de vida fraterna minorítica e penitente, vivendo e anunciando profeticamente Jesus Cristo e seu Evangelho, atentos aos sinais dos tempos e aos clamores dos excluídos, em comunhão eclesial, para edificar o Reino de Deus no Paraná, Santa Catarina e Paraguai.
1. assumir, no triénio, o primado da vida fraterna em todos os níveis: individual, na fraternidade e nos setores (VIICPO 7, c).
2. No triénio, os freis passarão por intenso exercício para “aprender de novo o caminho da contemplação e vivência fraterna” (VII CPO, 31), por um período de 21 dias.
3- O projeto fraterno, elaborado pelo Capitulo Local, que é expressão de nossa fraternidade em minoridade (VII CPO 11), seja enviado até 31 de março de cada ano ao governo provincial para o devido acompanhamento.
2. SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL
1. Fortalecer as ações do SAV em nível de Província, Setores e Fraternidades de forma integrada, e em comunhão com a Igreja Local;
2. Os freis e as equipes vocacionais marquem presença com ações mais consistentes e ousadas nos “lugares” onde os jovens se encontram: famílias, escolas, universidades, comunidades eclesiais, grupos de jovens, catequese, eventos e Meios de Comunicação Social.
3. Trabalhar para que tenhamos na Província de 25 a 30 aspirantes por ano.
1. As fraternidades cultivem e tomem visíveis sempre mais os valores próprios da vida capuchinha: sua espiritualidade, minoridade, pobreza, o modo fraterno de realizar nosso apostolado.
2. O Capítulo Provincial delega o Conselho de Formação para pesquisar, refletir e propor a reestruturação da Formação Inicial especialmente no período anterior ao noviciado, incluindo o estudo do curso filosófico com a possibilidade de reconhecimento.
1. Constituir uma fraternidade de inserção com, no mínimo, três freis professos perpétuos, com projeto concreto.
2. Desenvolver um projeto social, em parceria com outras instituições, para trabalhar com pessoas em situação de risco.
3. Cada fraternidade indique um frei para assessorar a animação do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação em nível local.
4. Cada setor indique um representante para constituir o grupo de animação do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, em união com a Família Franciscana.
5. Desenvolver a prática da participação dos freis (por duas semanas anuais) para a experiência missionária junto à equipe atual.
6. Incentivar experiências missionárias fora da Província.
7. A fraternidade de Londrina vá organizando cursos, encontros, semanas bíblicas e subsídios, com a possibilidade de um futuro Centro Bíblico.
8. Encontro anual dos freis que atuam nas paróquias para maior integração e formação.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO FRATERNO
1. Melhorar, insistir e agilizar, com determinação, a busca de fontes alternativas para automanutenção provincial, consolidando os projetos: Mercês, Artigos Religiosos Luz de Maria, Butiatuba, Amigos das Vocações e outros.
2. A Província invista e apoie um projeto social mantido por ela mesma ou em parceria, com instituições e ONGs, com a participação financeira de todas as fraternidades locais.
3. Continuar insistindo na prática da transparência econômica na vida fraterna em todos os níveis.
4. Aprimorar sempre mais no convento das Mercês sua finalidade no atendimento ao publico (bênçãos, confissões e atendimento paroquial), na assistência aos freis enfermos (enfermaria) e hospedaria (acolhimento aos freis).
Desvincular a eleição dos definidores da escolha dos secretários.