Em 2015, não tivemos noviços. A casa de noviciado ficou sem fraternidade. Mas, frei João Batista Ferreira, cuidou, sozinho, de toda a casa. Segundo o parecer de todos os que o visitaram, ele zelou muito bem de todo o ambiente: da casa, pátios, horta, vegetação, enfim, tudo ficou muito limpo e asseado. Foi louvado muitas e muitas vezes pelo seu zelo.
Aos 06.01.2016, os postulantes da Província e os da Custódia São Leopoldo do Paraguai, estão nesta casa para iniciar o ano de noviciado. A fraternidade formadora é constituída pelos fr. Benedito Félix da Rocha (mestre de noviços e guardião), fr. Danilo Biasi (vice-mestre) e fr. João Batista Ferreira (ecônomo).
Retiro – Os postulantes, que viviam no Convento São Francisco de Assis em Ciudad del Este, no Paraguai, fizeram o retiro preparatório ao noviciado naquele mesmo convento. Frei Benedito Félix da Rocha, já nomeado mestre de noviços, foi para lá e dirigiu os dias de contemplação dos postulantes, que foi de 13 a 20 de novembro. O ano de postulantado terminou com a missa de ação de graças às 10h de 24.11.2015
Missa de início do noviciado – A missa da vestição foi iniciada às 10h de hoje (06.01.2016), presidida pelo Ministro Provincial (fr. Cláudio S. de Abreu), tendo, ao seu lado, o Custódio da Paraguai (fr. Mariosvaldo Florentino) e outros concelebrantes. A capela estava com os bancos lotados, sendo que a totalidade era de freis da Província e da Custódia. Havia alguns leigos, Ao todo, estavam presentes umas 70 pessoas. Destes, 50 eram freis das fraternidades da Província e da Custódia. Esta presença foi favorecida pelo tempo de férias. Com a mantra Não perca de vista..iniciou-se a Missa com a vestição dos novos noviços.
Frei Evandro Aparecido de Souza, secretário da formação inicial e conselheiro provincial, saudou e acolheu todos os presentes. Convidou a todos participarem do canto inicial Irmão Francisco se fez ideal de vida. Frei Alessandro M. Farinasso tocou o violão e coordenou os cantos desta Missa.
Frei Benedito Felix da Rocha (guardião e mestre de noviços) pediu que todos dissessem o próprio nome e o local onde vivem. E assim se fez.
Comunicação – Antes de iniciar a Missa, o Ministro Provincial comunicou: 1.neste ano, temos uma fraternidade constituída no noviciado e disse os nomes dos freis (ver acima); 2. Está presente o Custódio fr. Mariosvaldo; 4. Nomeou todo o Conselho Provincial presente, menos fr. Carlos Gonzaga Vieira; 5. Relembrou a caminhada da Província e da Custódia; 6. Recordou os leigos que colaboram com os freis; 7. Lembrou que esse grupo de noviços é sinal de vitalidade de nossa Ordem Capuchinha.
O Ministro Provincial iniciou normalmente a missa e, após breve convite ao arrependimento, foi cantado o ato penitencial Peço a Deus Todo poderoso… à Virgem Maria, anjos e santos… piedade, Senhor…
Cantou-se o Glória anjos do céu cantam…. seguindo-se a oração e as leituras bíblicas da festa da Epifania do Senhor (Isaias, 60,1-6, Efésios 3,2-3;5-6, Mateus 2,1-12). Após o canto do Salmo e do Aleluia e a leitura do Evangelho, a Missa prosseguiu com as seguintes partes:
Homilia do celebrante – Frei Cláudio, na homilia, recordou o valor e a experiência de fé no tempo de Natal, o chamado de Deus, que precisa ser aprofundado durante a vida. Hoje, estamos vivendo o início de mais uma etapa na vida de nossos postulantes, com o ano de noviciado. Diante do chamado de Deus, a nós compete corresponde-lo no dia a dia.e amadurece-lo para sermos homens de Deus. Nossa vida é dividida em etapas e isto nos ajuda para o crescimento pessoal.
O que precisamos fazer: 1. Querer fazer a vontade do Senhor; 2. contar com a ajuda de Deus; 3. assumir o mistério de Deus em nossa vida; 4. aceitar a ajuda da fraternidade formativa; 5. utilizar os meios à nossa disposição; 6. estar aberto à ação de Deus e à ajuda dos irmãos; 7. assumir a vida fraterna como meio de crescimento pessoal e comunitário; 8. ter contato com os pobres para servi-los; 9. gostar e valorizar da graça do trabalho; 10. entregar-se a Deus porque afasta o temor.
Esses e outros meios desse ano de iniciação à nossa vida produzirão seus efeitos salutares. Seja, então, para vocês um ano de graça e valorizarem a riqueza de viver o noviciado em dimensão plurinacional (Brasil e Paraguai).
Rito da vestição – Ao serem chamados pelo nome pelo mestre de noviços, os postulantes se colocaram diante do altar. O Ministro Provincial fez as perguntas rituais da iniciação, o Ministro Provincial disse que, a partir de hoje, estarão agregados à grande fraternidade capuchinha e terminou com a prevista oração do ritual.
Benção do hábito capuchinho – A convite do Ministro Provincial, frei Mariosvaldo Florentino (Custódio) abençoou os hábitos, colocados em cima de mesa ao lado do altar e com breve exortação sobre o sentido e a força da mensagem do hábito “da penitência”.
Entrega do hábito – Frei Benedito Félix da Rocha, mestre de noviços, a pedido do Ministro Provincial, chamou os candidatos pelo nome e entregou o hábito a cada um dos postulantes. O violão acompanhou com fundo musical.
Vestição – A seguir, deu-se a vestição e os freis presentes ajudaram os noviços a se revestirem do hábito capuchinho. Durante a vestição, todos acompanharam o canto franciscano O pássaro cantor.
Nota: Todos os hábitos foram feitos em Ciudad del Este-PY pela senhora Miguelina Chamorro. Nada cobrou pelo trabalho. O tecido foi dado pela Custódia São Leopoldo Mandic.
Terminado este ato da vestição, a Missa prosseguiu normalmente com as preces dos fiéis e demais partes, tudo entremeado com cantos e respostas cantadas.
Comunicações finais:
- O Ministro Provincial disse aos novos noviços: “Caros irmãos, vocês hoje irão acrescentar algo ao próprio nome que, praticamente, trocará a identidade pessoal. Cada um de vocês se chamara FREI Jorge, Marco, Rondinell e nomeou cada um deles. Vocês acabam de pertencer à grande família capuchinha com mais de dez mil freis”. Todos bateram palmas….
- O guardião comunicou que o almoço de confraternização será para todos os presentes e, após a missa, fotos de grupo e particulares dos noviços, no pátio interno do convento.
- Frei Mariosvaldo fez breve exortação para que os noviços aproveitem bem do ano de noviciado. A Custódia está, neste ano, em processo de realizar seu novo Capítulo. Pediu preces. Agradeceu a ajuda de todos e comunicou que frei Júlio Francisco Ortiz, noviço da Custódia, fez o noviciado no Peru e hoje (6.01.2016) fez sua primeira profissão religiosa e retornou à Custódia.
Com a bênção final, terminaram a missa e a cerimônia do início desse ano de noviciado Eram 11h30 de 6 de janeiro de 2016, quarta-feira.
Noviços – Hoje vestiram o hábito os seguintes postulantes:
Paraguaios:
1. Bruno Mizdraje (Corrientes, Argentina);
2. Fernando Enrique Ostengill (Assunção);
3. Jorge Aléxis López (Ciudad del Este-PY);
Brasileiros:
4. Davi Naime Fioravante (Siqueira Campos-PY);
5. João Kleber Nogueira (virgínia-MG);
6. Marco Aurélio de Lara (Ponta Grossa-PR);
7. Marcus Vinicius de Souza Nunes (Porto Alegre-RS);
8. Rondinele Augusto Teixeira Passos (Timóteo-MG);
9. Tarcísio Rodrigues Marcelo Rosa (Ponta Grossa-PR).
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Carlos Roberto Gozzi (Fraternidade São José Operário)