Os Freis do setor de Céu Azul ( Céu Azul, Capitão Leonidas Marques, Foz do Iguaçu no Paraná e São Lourenço do Oeste em Santa Catarina) se encontraram em São Lourenço do Oeste (SC), para estudo do documento "Prescrutai" da congregação para os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica.
o Documento Perscrutai convida os religiosos a permanecer com o coração resoluto, fiéis ao Senhor e a prosseguir nesse caminho de graça. Na primeira parte o documento apresenta a caminhada dos consagrados/as como um “caminho exodal”; um caminho que exige uma obediência e confiança radicais: “Perscrutar os horizontes da nossa vida e do nosso tempo em vigilante vigília.
Perscrutar na noite para reconhecer o fogo que ilumina e guia, perscrutar o céu para reconhecer os sinais anunciadores de bênçãos para a nossa aridez. Vigiar vigilantes e interceder, firmes na fé”. Na segunda parte, convida a vida consagrada a estar em constante vigilância e atenta aos apelos do Senhor, para ouvir e aprender Dele, e assim, ser profetas, testemunhando o Evangelho nos lugares nos quais a Palavra de Deus ainda não chegou. E na última parte, apresenta algumas provocações do Papa Francisco para os religiosos. É um convite a rever os passos dados nos últimos cinquenta anos.
Nesta memória, o Concílio Vaticano II emerge como acontecimento de importância absoluta para a renovação da Vida Consagrada. O Senhor está vivo e atuante na nossa história e nos chama à colaboração e ao discernimento conjunto para as novas épocas de profecia e de serviço da Igreja, com vistas ao Reino.
Este é o segundo documento publicado sobre o ano da vida religiosa.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Carlos Roberto Gozzi (Fraternidade São José Operário)