Hoje, dia 03.01.2019, houve a abertura do Segundo Noviciado, em Butiatuba, município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. O grupo é composto por 14 freis pós-noviços provenientes de seis circunscrições da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil). Às 8h30, iniciou a celebração eucarística, presidida pelo ministro provincial fr. Pedro Cesário Palma e concelebrada pelos freis Pedrinho Basso e Moacir Antônio Nasato. Fr. Alessandro M. Farinasso, conselheiro e secretário da formação inicial, fez a acolhida e animou os cantos. Estavam presentes também fr. Juarez De Bona, secretário provincial e os pais de fr. Alessandro, (Mário e Teresa).
Na homilia fr. Pedro novamente acolheu a todos, informou a função de cada frei ali presente, destacou que o 2º Noviciado é um verdadeiro retiro em preparação à Profissão Perpétua e não um curso a mais. É um momento de vivenciar os nossos valores e também de intensa convivência interprovincial. O ambiente de Butiatuba é muito propício. A fraternidade local estará à disposição para ajudá-los em tudo o que for preciso.
Recordou que estamos celebrando a festa do Santíssimo nome de Jesus e também da importância do nome de cada um de nós.
Lembrou que celebramos os 50 anos de nossa Província e agora estamos nos organizando para celebrar os 100 anos da Missão, em 2020.
Após a missa houve o momento para as fotos, o café da manhã e depois iniciaram as atividades próprias.
Este é o elenco dos 14 pós-noviços, por circunscrição:
1. Custódia do Brasil Oeste: Frei Edinaldo Rodrigues da Silva;
2. Província Nordeste do Brasil: Frei Vinicius Augusto Lima Cunha e Frei Leandro Santos da Silva;
3. Província de São Paulo: Frei Maycon Ferrazoli;
4. Província do Ceará e Piauí: Frei Saulo Ferreira de Suosa, Frei José Leonardo dos Santos Leite e Frei Antônio Marcos de Lima;
5. Província da Bahia e Sergipe: Frei Rafael Ferreira Fróes, Frei Rafael Pereira da Silva, Frei Ícaro Rocha de Brito e Frei Luan Vinhas da Silva.
6. Província de Minas Gerais: Frei Jairton Pimenta de Andrade, Frei Glaícon Givan Rosaxwa e Frei Jean Gregory do Nascimento.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por João Paulo Topan Junqueira (Curia Provincial)