Nos dias 3 a 5 de maio de 2019 houve o 1º Encontro de Discernimento Vocacional no Convento Bom Jesus, em Ponta Grossa. Esse encontro foi conduzido pelo coordenador do SAV Provincial, Frei Maurício Aparecido Solfa e contou com a presença dos freis dos SAV locais: dois freis de SAVs locais que não puderam comparecer, enviaram os vocacionados acompanhados por membros do SAV. Participaram 30 jovens e adolescentes que estão buscando o nosso modo de vida franciscano capuchinho.
O Encontro teve início na sexta-feira, dia 3 com a acolhida e jantar às 19h. Às 21h30 os freis pós-noviços Leonardo Straube Zawadzki e Tiago Gulmine da Silva, conduziram um momento de oração na capela do convento. No dia 4, sábado, os vocacionados foram acordados às, 6h30. Às 7h rezaram o terço, que foi conduzido pelos aspirantes. Foi feita uma caminhada com a imagem de Maria, Mãe das Vocações. Pela manhã, frei Maurício conduziu uma dinâmica de interação e apresentação. Frei Pedro Cesário Palma, Ministro Provincial fez uma exposição motivadora e esclarecedora. Frei José Aparecido Tosta discorreu com brilhantismo sobre a Antropologia Vocacional. Frei Alessandro M. Farinasso contribuiu com uma exposição sobre o Chamado na Bíblia. Frei Luiz Felipe Camargo, de forma dinâmica apresentou a Vida de São Francisco e os Valores Franciscanos. Após o almoço, frei Marco Antonio Avelar apresentou, com muita interação com o grupo, o itinerário formativo. Respondeu, todas e muitas perguntas. O aspirante Vitor e o frei Tiago partilharam suas histórias vocacionais. No final da tarde houve um momento de esporte. A missa foi celebrada na Igreja Matriz. Após a missa, os vocacionados assistiram um filme e tiveram conversa pessoal com os freis Maurício, Alessandro, Marco Antonio, Douglas Vuitik, Kleber Moresco, Felipe e David N. Fioravante.
No domingo, dia 5, houve um momento de retiro, conduzido por frei Kleber. Houve o momento para as fotos: a oficial e também uma foto pessoal de todos os vocacionados e eles preencheram a ficha vocacional. Às 11h foi celebra a missa de conclusão do encontro, presidida por frei Maurício.
Agradecimentos a todos que contribuíram para a realização do encontro, de forma especial aos freis e aspirantes do convento Bom Jesus, que estiveram em todos os momentos, servindo com disponibilidade e alegria.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por João Paulo Topan Junqueira (Fraternidade Bom Jesus)