Na tarde deste sábado (16), quatro jovens foram admitidos ao Noviciado, na Fraternidade Interprovincial São Leopoldo Mandic, em Teresópolis (RJ). A celebração marca a passagem do Postulado, a primeira etapa da formação daqueles que pretendem ser capuchinhos, para o Noviciado, quando os jovens recebem o hábito religioso, o nome de “frei” e se dedicam de maneira ainda mais intensa à vida fraterna e à oração.
Atualmente, a Fraternidade do Noviciado é mantida pela colaboração de três Províncias: Rio de Janeiro / Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. Por isso, estiveram presentes os três Ministros Provinciais – Frei Arles de Jesus, Frei Arcanjo Soares e Frei Adilson Gonçalves –, além de outros frades, religiosas e familiares dos jovens noviços.
Da Província de Minas Gerais, foi admitido o noviço Frei Fernando Carlos Alves, de 27 anos, natural de Uberaba (MG). E, com ele, outros três irmãos da Província de São Paulo: Frei Gabriel Alves de Araújo, Frei Paulo Fernando da Silva e Frei Thiago Gabriel de Gois. Presidida pelo Mestre de Noviços, Frei Edcarlos Hoffman, a liturgia da admissão insistiu naqueles valores fundamentais da vida capuchinha: a fraternidade, a simplicidade, a oração e a alegria. Após este ano do Noviciado, os jovens frades professarão os votos religiosos e retornarão às suas Províncias para os estudos superiores (filosofia, teologia...).
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)