Frei Odair Verussa, 78, reside hoje no Convento Imaculada Conceição em São Paulo. No local, encontra-se um setor da Província dos Capuchinhos de São Paulo (PROCASP) de extrema importância para nosso frade: o Arquivo Provincial.
Desde o início de 2011, quando se mudou para a fraternidade, Frei Odair dedica parte do seu tempo, após aprovação do Ministro Provincial, na época Fr. Airton Carlos Grigoleto, no resgate da memória histórica da Província dos Capuchinhos de São Paulo. A ideia do livro surgiu há 20 anos, após pesquisas do Frei Nelson Berto, publicadas em fascículos. Entre elas, havia textos a respeito da presença dos frades em Taubaté no ano de 1892, sobre as missões do final do século 19 no litoral Sul de São Paulo e outros temas históricos da Província.
Frei Verussa dedicou uma boa parte dos seus 59 anos de frade no trabalho com a história, não só lecionando, mas também atuando em pesquisas sobre a história do Brasil, da Igreja e do Franciscanismo. Isto o tem ajudado na elaboração do livro pré-intitulado de “Memória Histórica da Província dos Capuchinhos de São Paulo”.
Com a ajuda da arquivista Araci Lopes, Frei Odair consegue fundamentar os dados históricos que vai coletando a partir de documentos, boletins e livros de tombo presentes no Arquivo Provincial.
A produção de um livro apresenta algumas dificuldades. Frei Odair ainda aguarda o envio de informações de algumas Paróquias e Fraternidades. Também segundo ele, o trabalho poderia estar mais avançado caso tivesse mais aptidão com a tecnologia, já que depende de terceiros para ter acesso a internet e coletar algumas informações que estão na rede. Mesmo assim, muito já foi feito: o livro já conta com mais de 400 páginas retratando momentos de nossa Província.
A publicação ainda passará por algumas fases. Haverá revisão de textos e seleção de imagens que serão impressas.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)