Paz e Bem!
Respondendo a orientação das autoridades de saúde encaminho abaixo algumas orientações:
Peço aos irmãos guardiães, párocos e frades que coordenam/dirigem colaboradores em nossas instituições que liberem, a partir de hoje, os funcionários que pertençam ao grupo de risco do Covid-19 (idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica e quem tem doença respiratória crônica). Especialmente aos párocos, peço especial atenção às orientações oferecidas pela Igreja local.
Ainda acrescento que visitas aos nossos irmãos enfermos na Fraternidade N. Sra. dos Anjos devem ser restringidas. Aos nossos frades idosos em exercício recomendo não realizar o atendimento de confissões, de modo a evitar o contato direto com as pessoas. Em último caso, que os atendimentos sejam realizados em local aberto e com o mínimo de contato físico possível.
Aos demais irmãos, o atendimento aos enfermos deve continuar, mas que as devidas precauções sejam tomadas para não contrairmos o vírus e nem sermos vetores dele. Assim como os primeiros frades de Camerino, possamos nós, Capuchinhos, sair para atender aqueles que precisam: “Rezemos ao Senhor e também pelos nossos sacerdotes para que tenham a coragem de sair e ir ao encontro dos doentes, levando a força da Palavra de Deus e a Eucaristia, e de acompanhar os profissionais de saúde, os voluntários, nesse trabalho que estão fazendo” (Papa Francisco).
Contando com a compreensão de todos, finalizo pedindo que em nossos momentos de oração nas fraternidades coloquemos como intenção, nas mãos do Senhor, as dificuldades que o nosso povo enfrenta neste momento de tensão e incerteza.
Em Francisco e Clara, o meu fraterno abraço.
frei Arcanjo Soares, OFMCap
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)