A Paróquia Imaculada Conceição, dos Capuchinhos de São Paulo, celebrou na última terça-feira, 8 de dezembro, dia de nossa padroeira provincial, o Jubileu de Ouro de Ordenação Presbiteral de Frei Joaquim Dutra Alves.
A celebração por ele presidida foi concelebrada por alguns frades de nossa província, com a presença de fiéis e pessoas que acompanharam a sua trajetória sacerdotal. Frei Joaquim estava visivelmente emocionado.
Em sua homilia, Frei Joaquim falou sobre o pecado original:
"É importante ao celebrarmos esse mistério de fé da Imaculada, refletirmos para ter uma compreensão mais clara e objetiva do que é o pecado original. O pecado original consiste na deficiência do amor. Toda criatura humana nasce deficiente para a vida do amor, nasce voltado para o egoísmo e na incapacidade de amar a Deus, o nosso pai e criador."
Agradecendo a Deus a vida e o dom do ministério sacerdotal, Frei Joaquim lembrou, durante os agradecimentos finais, das dificuldades que passou no período em que entrou no seminário, com 20 anos de idade, a 63 anos atrás. Na época, os candidatos a seguir a vida Capuchinha entravam nos seminários ainda na adolescência.
A celebração do Jubileu de Ouro Sacerdotal, a primeira a ser transmitida ao vivo pela PROCASP, também foi acompanhada pela internet pelos frades de nossa Província que estão em missão na cidade de Monterrey, no México. Frei Joaquim enviou saudações aos irmãos que puderam acompanhar a missa de vários outros lugares.
Uma das partes mais emocionantes da celebração foi o momento em que Frei Carlos Silva saudou Frei Joaquim beijando suas mãos, gesto tradicional que se costuma fazer após as ordenações sacerdotais.
Nosso Ministro Provincial leu um trecho do Testamento de São Francisco de Assis:
"10. E procedo assim porque do mesmo altíssimo Filho de Deus nada enxergo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo corpo e sangue, que eles consagram e somente eles administram aos outros."
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique ()