Na igreja, no salão, na sacristia... havia integrantes da Comunidade Santo Antônio, da cidade de Birigui, trabalhando em todos os cantos. O empenho dos membros da comunidade sinalizava: algo de especial estava para acontecer. Comunidade, integrantes novos e antigos, reunidos para acolher o seu eterno filho. O jovem Carlinhos, hoje frade, sacerdote, Ministro Provincial, deu os seus primeiros passos na fé nesta pequena igrejinha, pertencente a matriz Imaculada Conceição, dos Frades Capuchinhos. Após celebrar os seus 25 anos de ordenação presbiteral em São Paulo, no último dia primeiro, Frei Carlos Silva voltou a sua igreja de origem ontem, 12 de agosto, para celebrar com eternos irmãos o dom de sua vocação sacerdotal.
Participou o Bispo de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, que após abrir a celebração entregou a presidência da missa ao jubilando. O Bispo Capuchinho, Dom Frei José Soares (Egito), frades e sacerdotes amigos de Frei Carlos concelebraram.
Dom Egito foi o responsável pela homilia. Ele fez uma retrospectiva da trajetória vocacional de Frei Carlos e recordou a instituição da eucaristia e a missão do sacerdote: “A missão de Jesus Cristo se deu não pela sua ação mas pela sua paixão. Não por aquilo que Ele fez, mas por aquilo que foi feito por Ele. Tenha sempre em seus olhos o Bom Pastor! Que a Virgem Imaculada e que Santo Antônio continuem te inspirando hoje, como lhe inspirou 25 anos atrás.”
Diante de Dom Sérgio, Frei Carlos renovou os seus votos presbiterais, incialmente professados a Dom Irineu Danelon, em 1 de agosto de 1992.
Celebrar a vocação, do antes e do hoje
O jubileu de prata sacerdotal do Provincial aconteceu em pleno mês vocacional . Na celebração estavam presentes os 8 jovens que estão na etapa do aspirantado, a primeira fase da formação de um frade. No carinhoso abraço no jubilando, emocionava ver o encontro de gerações de vocacionados a vida religiosa, jovens que se inspiram nos religiosos de hoje assim como o jovem Carlos sentiu-se inspirado pelos frades daquela época. Frei Décio Pacheco, o pároco da matriz, lembrou que a comunidade Santo Antônio há 25 anos doou um filho, mas que estes frutos foram colhidos “A nossa vocação se concretiza na missão e a missão dá frutos. Um dos frutos do ministério do Frei Carlos, não sei se foi um dos melhores, é o Frei Décio”, brincou.
Família
A família do jubilando é bem grande. Em uma homenagem, uma grande fila de parentes se formou no corredor central. Com rosas e um abraço, Frei Carlos ganhou um buque de flores. “As Duas Marias”, carinhosa menção a Maria de Nazaré, Mãe de Deus e nossa, e Maria, sua mãe biológica, mais uma vez foram lembradas e homenageadas. Ele ofereceu um vaso de flores brancas e colocou aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Após a celebração, no salão da comunidade, o frade recebeu os cumprimentos e foi homenageado com um vídeo, com depoimentos de companheiros de vida e familiares.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)