Caros irmãos da JUFRA, paz e bem!
Neste ano em que a JUFRA DO BRASIL completa 45 anos e nestes dias em que estão reunidos para o XVI Congresso Nacional, gostaria de me unir a todos vocês no amor fraterno através destas breves palavras:
Os jovens carregam em seu coração o desejo do BEM, que plenamente se concretiza na pessoa de Jesus de Nazaré. Ele é o nosso irmão mais velho, por meio do qual nossos pais Francisco e Clara de Assis aprenderam o que significa a forma da Boa-Nova vivida em fraternidade.
E somente quando caminhamos juntos é que aprendemos a falar e a ser líderes a serviço do Evangelho. Essa unidade é dom de Deus, carisma que nos é dado pelo Espírito, o Senhor que nos guia para a VIDA. Sabemos disso pelo próprio Testamento de nosso Pai Francisco: "E o Senhor mesmo me conduziu entre eles!" (Testamento 1,2).
Francisco de Assis faz experiência de um itinerário único: o da misericórdia. Por isso ele pode fazer memória em seu Testamento: "e eu tive misericórdia com eles" (Testamento 1,2). Também o Papa Francisco, na sua mais recente Bula, a Misericordiae Vultus, nos exorta: "Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação".
Estejamos unidos na esperança e na certeza de que possamos beber desta mesma fonte de alegria! Desejo a cada um dos irmãos que este momento do congresso lhe seja favorável, e que o Centro Franciscano de Espiritualidade possa se tornar cada vez mais nossa casa comum!
Fraterno e afetuoso abraço.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho (Seminário Seráfico São Fidélis / Centro Franciscano de Espiritualidade)