A partir de hoje entra em vigor o novo logotipo dos Frades Menores Capuchinhos de São Paulo. O projeto da nova identidade visual é assinado pela agência católica de Campinas-SP “Minha Paróquia”. Foram quase 5 meses de desenvolvimento, consultas e alterações.
O conselho dos frades em São Paulo acolheu em janeiro a proposta da Assessoria de Comunicação e Imprensa da instituição de estudar a criação de uma nova identidade visual, um desenho que remetesse ao antigo que completou 15 anos, em 2017. A ideia é que o novo desenho tivesse traços mais leves e se adaptasse as novas realidades de comunicação. "Antigamente o logotipo dos frades era utilizado apenas nos documentos, pouco explorado. Agora, ele aparece para as pessoas diariamente, sobretudo na internet. Precisamos ter um logotipo de fácil interpretação e que se adapte a essa nova realidade. Agora não importa apenas o desenho, mas também a sua variedade de cores e os elementos que o acompanham”, diz o assistente de comunicação da Província, Paulo Henrique.
O principal objetivo do novo logotipo é facilitar a interpretação do público. Para tanto haverá alterações de apresentação de identidade: em projetos pastorais/religiosos será veiculado abaixo do logotipo o nome “Frades Menores Capuchinhos de São Paulo”. A identidade “Província dos Capuchinhos de São Paulo” ficará restrita a utilização em documentos internos.
O lançamento do novo logotipo aconteceu oficialmente durante a Reciclagem 2017 onde foram entregues os manuais de identidade visual – documento de instruções.
Durante a reciclagem, os participantes assistiram em primeira mão o vídeo de lançamento do novo logotipo. O vídeo promocional foi gravado em junho e simula o processo de concepção do novo logotipo, trazendo para a vida real os elementos que o constitui: o mapa do estado de São Paulo, o terço do hábito dos frades, o tau, o cordão com os três nós e o hábito franciscano-capuchinho. O filme foi gravado nas cidades de São Paulo, Santo André, Piracicaba e São Pedro.
ELEMENTOS "ESCONDIDOS" NA CAMPANHA
No vídeo de lançamento, além dos elementos presentes no novo logotipo, estão inseridos diversos detalhes que apenas os mais atentos conseguem observar na primeira vez que assistem.
Estão representados objetos de valor histórico para os frades, como o quadro do Sagrado Coração de Jesus, entregue pelo Papa Leão XIII aos frades trentinos que vieram a São Paulo. Também estão no vídeo elementos do Cântico das Criaturas, como o irmão vento, na cena em que um frade observa o horizonte, e o irmão fogo, em detalhe de uma vela presente na mesa do artista que desenha o novo logotipo.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)