O Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa, o CECAPAS, comemorou ontem 5 anos de atividades. A obra social fundada pelos frades capuchinhos em março de 2014 oferta à comunidade de Sapopemba, Zona Leste de São Paulo, o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Passados 5 anos há muito o que se celebrar. A gerente de serviços sociais, Ana Paula Torres, fala do feedback positivo que a equipe recebeu neste período. Ela reforça o quanto a existência da obra social é fundamental para a garantia de direitos dos educandos e de suas famílias.
Para o diretor do CECAPAS, Frei Mateus Bento dos Santos, o desafio é trabalhar no coletivo a superação de situações “cada vez mais excludentes”. Para ele, o CECAPAS surge com papel de resgate e humanização dos educandos e suas famílias, permeados por uma sociedade individualista e que exclui. Neste sistema atual, são eles, em situação de vulnerabilidade, os que mais sofrem tendo seus direitos negados. “Um trabalho de reafirmar que eles são cidadãos de direitos. Muitas vezes é até necessário reforçar que eles são seres humanos!”
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)