O Barraco do Frei Sigrist, símbolo da luta da Comunidade do bairro Jardim Glória por moradia, foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). O Tombamento da construção onde o Frei Francisco Erasmo Sigrist viveu enquanto ajudava a Comunidade a se erguer, foi possível após o trabalho de urbanização, feito pela Prefeitura, e a entrega das escrituras aos moradores, que aconteceu no início de julho. O Codepac também aprovou abertura de processo de Tombamento dos objetos e o registro do Frei Sigrist como bem imaterial, o que possibilitará a formalização de um Memorial do Frei Sigrist.
“Estamos muito felizes com o tombamento, ação que irá preservar o Barraco e a memória do Frei Sigrist. O bairro Jardim Glória começou a se formar em 1975. As ações para urbanização se tornaram realidade, com a implantação de energia elétrica, Redes de Água e Esgoto, mas a regularização não saía. No ano passado, o governo federal aprovou uma lei que facilitou e pudemos regularizar vários núcleos, entre eles o Glória”, explicou o prefeito Barjas Negri (PSDB).
O secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico e presidente do Codepac, Kleyton Rohden, contou que o processo de Tombamento teve seu início em 2002, mas em virtude de se tratar de um local sem Regularização Fundiária, não foi possível dar sequência. Entre idas e vindas, após a conclusão da Regularização Fundiária pela Prefeitura, o chefe do Executivo enviou ofício ao Codepac, solicitando a reabertura do processo e foi possível concretizar o tombamento, que era um grande desejo da Comunidade.
via Gazeta de Piracicaba
O que dizem os capuchinhos, hoje?
Com a palavra, o Ministro Provincial, Frei Arcanjo Soares
Recebemos com sentimentos de gratidão a notícia do tombamento do barraco do Frei Sigrist no Jardim Glória, como “Patrimônio Histórico” da cidade de Piracicaba. O pequeno barraco é lugar de memória, pois ali, Frei Sigrist e outros frades viveram um ideal de vida: pobres com os pobres enfrentando os desafios de um tempo.
Para a cidade de Piracicaba o barraco é Patrimônio Histórico, para nós é símbolo de ousadia, coragem e desapego; é lugar que nos recorda a atuação do espírito presente na Igreja em saída. A experiência no barraco, também, nos lembra que a missão junto aos mais necessitados continua e na voz dos sem tetos e sem vez o Senhor continua o seu clamor: Tenho sede!
Em nome da Província dos Capuchinhos de São Paulo ofereço sinceros agradecimentos pelo reconhecimento deste lugar como “Patrimônio para a História”.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)