Os frades capuchinhos de São Paulo envolvidos no serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) realizaram neste final de semana, no Seminário São Fidélis, em Piracicaba, o primeiro Fórum de Agentes de Entidades e Pastorais Sociais. Participaram 22 pessoas, vindas das igrejas dos frades, de: São Paulo, Sumaré, Piracicaba, Birigui e Penápolis.
O encontro iniciou com a celebração festiva da Eucaristia no início do dia 18, festa de São Félix de Cantalício, irmão capuchinho que pedia esmola e levava junto às pessoas nas ruas acolhida, fraternidade e misericórdia.
À tarde houve uma visita a favela Frederico, ao lado do Bosques dos Lenheiros, onde os frades tem atuado. "Junto com lideranças de lá nos dividimos em grupos e visitamos algumas famílias, numa troca de experiência e aprendendo muito com a realidade muito sofrida daquelas quase mil famílias residentes nesta favela", disse Frei Marcelo, que coordena a comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Ainda tiveram um momento de fundamentar esta opção pela justiça, paz e cuidado da criação a partir da Doutrina Social da Igreja, principalmente dos documentos do Papa Francisco, e do mesmo Francisco de Assis, os entendendo com muito mais profundidade e compromisso depois da vivência das visitas realizadas.
No domingo, 19 de maio, Frei Mateus Bento, assistente social capuchinho, explanou sobre os Direitos e Políticas Públicas e indicou como podemos garantir estes direitos através dos mecanismos e meios ideais.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)