Todos os anos, os frades capuchinhos de Minas se encontram pelo menos duas vezes: para um Retiro Provincial, geralmente em fevereiro, um encontro destinado sobretudo à oração; e para uma Assembleia Provincial, quase sempre em julho, para encaminhamentos da vida da Província. Mas, desde 2006, os frades não se encontravam para uma Assembleia de Estudos: um encontro de formação para todos eles, nas diversas faixas etárias, sobre um tema da vida religiosa, da teologia ou da espiritualidade.
Pois é exatamente um encontro como esse que está acontecendo nesta semana. De 20 a 23 de fevereiro, no Recanto Coqueiro D'Água, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, toda a Província se encontra reunida sob orientação de Pe. Adalto Chitolina scj, psicólogo com experiência nas áreas da estruturação humana na vida religiosa.
Neste primeiro dia, a eucaristia foi presidida por Frei Paulo Ananias Pinto, que comemora neste ano o 50º aniversário de sua ordenação presbiteral.
Rezemos por nossos irmãos capuchinhos de Minas, para que estes dias sejam oportunidade preociosa de revisão dos próprios caminhos e revigoramento da esperança.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)