Desde 1860, quando os Freis Capuchinhos chegaram no Uruguai, uma das primeiras coisas que fizeram foi instalar um “Comedor”, um refeitório, para servir refeição aos moradores de rua e imigrantes. Atualmente, cerca de 70 pessoas, acima de 60 anos, em situação de extrema vulnerabilidade, almoçam de segunda a sábado, neste local, que está situado junto à Iglesia San Antônio y Santa Clara, na Rua Canelones 1670, Montevideo.
No dia 15 de novembro, Cristiane S. Marins, da Casa Fonte Colombo, teve a oportunidade de conhecer e acompanhar este trabalho. “Tudo muito simples e feito com muito carinho pelos Freis e voluntários. As refeições são servidas de acordo com as doações, que geralmente são macarrão, polenta, pães, legumes e verduras. Para alguns casos especiais, os Freis alcançam roupas e calçados. Para outros dão bênçãos e escutam um pouco dos seus desabafos”. Contudo, fica claro que o pouco que é feito, é muito para a maioria das pessoas que procuram pelos Frades.
Na ocasião, os Freis mostraram a Paróquia Santo Antônio e Santa Clara, que tem um estilo jesuítico neobarroco com fachada renascentista. A sua construção foi iniciada em 1870 e está junto com o convento dos freis. Dentro da igreja há um órgão Tamburini de 1924, um dos maiores do país e desde 1903, no Natal é armado um presépio com peças de madeira de mais de um metro de altura, cada.
Conheça esta trabalho e saiba como contribuir! Mais informações +598 2410 6313
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)