Interessada em discutir a temática em torno do vírus HIV, a Pastoral da Aids da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizará o XVII Seminário de Prevenção ao HIV, de 18 a 20 de outubro de 2019, em Porto Alegre (RS). A abertura ocorrerá sexta-feira, dia 18, às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Rua Tomás Edison, 212, Bairro Santo Antonio, com a presença do Bispo Dom Eugene Rixen, bispo de Goiás-GO e presidente nacional da Pastoral da Aids, representantes da Igreja estarão presentes representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além dos movimentos de luta contra a Aids. São esperados 100 agentes da Pastoral da Aids de 21 estados, coordenadores diocesanos ou regionais que estão atuando em seus municípios no campo da informação, orientação da população para a prevenção ao HIV/Aids.
O Seminário analisará, com auxílio de profissionais qualificados, a realidade atual da epidemia do HIV, suas tendências, desafios e estabelecerá metas e propostas de ações que servirão para seu enfrentamento. Também qualificará as discussões à respeito do combate ao estigma e à discriminação. Além disso, o evento elaborará o Plano de Ação para o próximo triênio da Pastoral da Aids (2020-2022) e elegerá a equipe que coordenará a Instituição no próximo período.
O evento contará com a assessoria de palestrantes, como o Dr. Ivo Brito, do Departamento de Doenças Crônicas e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – Ministério da Saúde; Rubens Duda, assessor da Coordenação Municipal de DST/Aids da Prefeitura de São Paulo e de Dom Eugênio Rixen.
Clique aqui para abrir a Programação do evento.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)