Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro dos Freis Formadores da Custódia Brasil-Oeste

06/04/2017 - 22h27
O capuchinho frei Evandro assessorou o encontro dos formadores do Mato Grosso e Rondônia

Os freis capuchinhos formadores das etapas iniciais - Acompanhamento Vocacional, Aspirantado, Postulado e Pós-noviciado - se encontraram na Casa de Formação São Francisco de Assis, em Cuiabá, nos dias 03 a 06 do corrente mês.

Este encontro visa a integração, atualização e partilha dos frades formadores da Custódia Brasil-Oeste, e contou com a assessoria do frei Evandro Aparecido de Souza, secretário da formação inicial da província do Paraná. O mesmo fez uma abordagem da realidade conjuntural e o contexto em que vivemos, salientando: o individualismo, o relativismo,  e a indiferença; que igreja sonhamos? Acolhedora, da Escuta, Em saída, do Testemunho e Igreja Mãe à imagem do "Bom Samaritano".

Nesta abordagem, o assessor destacou as cinco dimensões da Formação Inicial, como exigência da Igreja e da Ordem Capuchinha: humana, carismática, espiritual, intelectual e missionária. Como subsídio, foram apresentados dois textos: "Tendências da Juventude na atualidade: um olhar!" e "Antropologia da Formação Presbiteral". Concluindo a assessoria temática, frei Evandro expôs o desafio da Formação na Ordem, considerando a formação integral da pessoa humana.

Após a assessoria, seguiu-se o encontro com partilhas dos formadores nos âmbitos pessoal e formativo, seguindo com avaliações, encaminhamentos e proposições.

Os frades formadores participantes deste encontro, e que compõem o Conselho de Formação Inicial, são: frei Kellycio Medeiros, animador vocacional e Intensivão; frei Romeu Lucion, Aspirantado; frei Hélio Meireles, Postulado I; frei Edinaldo Rodrigues e Eliseu Aiolfi, Postulado II; e frei Carlos Rodrigues, Pós-noviciado e Conselho Custodial. E contou com a participação integral do custódio provincial frei Eliseu Menegat.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)

Deixar um comentário