Frei Roberto tem um currículo respeitável: formado na Pontifícia Universidade Lateranense, Summa cum laude, foi diversas vezes superior das casas por onde passou. Professor, e por nove anos Ministro Provincial de Triveneto. Atualmente era guardião do convento de Rovereto. Depois de ter participado duas vezes nos Capítulos Gerais, está agora à frente da Ordem pelos próximos seis anos.
Os frades acreditam que mesmo tendo sido criado, crescido e vivido na Europa, o novo Ministro Geral tem uma visão global, devido as inúmeras missões que sua Província tem.
Frei Roberto nasceu em 20 de setembro de 1961, em Falcade (da Província e Diocese de Belluno, Itália). Filho de Antonio Genuin e Valeria Adami, viveu em uma grande família católica. Em 1972, entrou no Seminário Seráfico de Castelmonte. Começou o ano de noviciado em Lendinara, no dia 3 de outubro de 1980. Seus votos perpétuos foram professados em Veneza, no dia 30 de Junho de 1985. Na mesma cidade foi ordenado diácono em 11 de maio de 1986 sob a imposição das mãos do Cardeal Marco Cé. Sua ordenação sacerdotal foi em 27 de junho de 1987, em sua paróquia natal por Dom Maffeo Ducoli.
O frei participou dos Capítulos Gerais de 2006, 2012 e 2018. Em 2008, Frei Roberto Genuin foi eleito Ministro Provincial da Província de "St. Anthony", um serviço que manteve durante dois triênios até 2014 quando o Conselho Geral o nomeou ministro provincial da Província de "Santa Croce" (2014-2017), fundada pela união com a Província de Trento.
O serviço de Frei Roberto Genuin foi caracterizado por uma linha singular com as expectativas da Ordem e da Igreja, em suas distintas atividades. Em nove anos, assumindo o papel de Ministro Provincial, visitou e enviou frades ao exterior, onde os irmãos trabalham como missionários na Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Grécia, Hungria, Geórgia, Israel,e Suíça. Em agosto de 2016, após cuidadosa avaliação, a Custódia "Santa Maria degli Angeli" em Angola foi elevada à Província.
Damos as boas-vindas ao nosso novo Ministro Geral, e desejamos que o espírito santo o conduza nos próximos 6 anos como nosso novo superior.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)